Amor ao próximo passa pelo amor próprio



O amor próprio é uma força de vida, um motor, uma condição necessária ao nosso equilíbrio, à realização de nossa personalidade...
Repete-se freqüentemente para os jovens: "pensa nos outros", "a felicidade reside no amor ao próximo", "sê generoso", etc, e nunca lhes é dito "ama-te à ti mesmo".  
E, no entanto, o amor ao próximo passa pelo amor próprio.  
Em outros termos, a gente não pode se interessar realmente pelos outros, se não começou por achar-se interessante, por aceitar-se.  
Não é surpreendente que Jesus, cujos discípulos dizem ter ele trazido uma lei de amor, tenha declarado: "Amarás ao próximo como à ti mesmo"?
Em outras palavras, não posso amar ao próximo mais do que à mim mesmo.  
A medida de meu amor por mim será, na verdade, a medida de meu amor pelo outro.
Então, o egocentrismo e o egoísmo são valores de vida?  ou manifestam um desvio, uma doença do amor próprio?  
Aparecem como o reverso de uma consideração e um carinho por si que funcionam como contra peso.
O egoísta acumula todos os tipos de bens e nunca os partilha, assim como não partilha seu tempo;  ele é insaciável e a posse é, para ele, um fim.
O egocêntrico fala apenas dele mesmo, seja para se queixar, seja para se vangloriar, pois tenta colocar seu ego no centro do mundo, quer dizer, dos olhares, das atenções.  Isso parece ser a expressão de uma insatisfação profunda, de uma falta de consideração para consigo.  
Quando se tem uma imagem de inferioridade de si próprio, fica-se paralisado, recolhido em si próprio:  deixar de ter confiança em si cria o medo do outro e de seu julgamento e torna, então, esse outro inacessível, vivido como um estrangeiro, como um perigo.
Em compensação, quando se está contente consigo, quando tudo vai bem com a gente, a máquina pessoal funciona sem que precise estar sempre ao pé dela.  
Isso dá a possibilidade de "por os pés para fora", de ver os outros viver, de admirá-los, de colaborar em suas atividades, de estabelecer relacionamentos ricos e agradáveis.








Gostou? Aproveita e compartilha essa postagem no Google+, Facebook, etc. Se foi bom para você, talvez possa ser bom para mais pessoas...




Share Button




Veja o menu completo do Blog


QUE BOM TER VOCÊ POR AQUI.
NÃO VÁ EMBORA AINDA.
TEMOS MAIS SUGESTÕES PARA VOCÊ

Comentários

  1. Achei linda esse mensagem! Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo,se amassemos uns aos outros como manda as escrituras o mundo seria bem melhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado por ler meu blog. Fique à vontade para comentar e interagir em meus posts.
Lembre-se: educação, gentileza e boas maneiras cabem em qualquer lugar.
Seja bem-vindo (a)!

Postagens mais visitadas